Jogos 2D em HTML 5 usam-se da tecnologia DHTML, Dynamic HTML, a qual une os recursos de HTML, CSS, Javascript e Dom para possibilitar a realização de Jogos.
O Elemento Canvas
Em navegadores mais recentes há suporte para o elemento Canvas do HTML 5. Este elemento possibilita o desenho de imagens 2D e também animações. A principal característica do elemento Canvas é que sua manipulação é feita por Javascript.
Vantagens
As principais vantagens de se usar DHTML é que não há necessidade de plugins. O usuário não fica atrelado a versões de Flash, Java e, basta que o navegador possui suporte aos recursos de DHTML sendo usados que o usuário automaticamente poderá desfrutar do jogo, sem instalar nada
Outra vantagem é a curva de aprendizagem reduzida. O usuário que já tiver conhecimento de desenvolvimento Web apenas precisará se atualizar na tecnologia ao invés de aprender do zero uma coisa nova
A facilidade de programação também está presente, pois não há a necessidade de se adquirir programa extra para que se programe em DHTML5. Os requisitos são o navegador do usuário suportar a tecnologia. A exceção é que também se precisa de um ambiente para desenvolver o jogo, porém o navegador em conjunto com um editor de texto simples como o bloco de notas do Windows já é uma solução que possibilita desfrutar da programação em HTML 5, apesar de não ser a mais produtiva. Outra nota a se tomar, a qual vale para qualquer página Web é que se aconselha a testar a página em mais de um navegador para ver como o jogo se comporta.
Por último, a portabilidade de uma tecnologia padrão é muito melhor na maioria das vezes do que de tecnologias proprietárias
Desvantagens
O usuário precisa ter instalado versões recentes do navegador que este usa, pois o HTML5 é um padrão (não tão) novo que está sendo padronizado e aos poucos está se sedimentando.
O desempenho em relação a tecnologias proprietárias pode ser pior
Engines 2d para HTML5
Aves engine
Akihabara
Observações
Para jogos 3D em navegador livre de plugins veja WebGL
Links
http://html5games.net/ Jogos feitos em HTML 5
http://purplefloyd.wordpress.com/2009/09/11/a-platform-game-written-in-html5/ Um jogo de plataforma ao estilo mario feito em HTML 5
http://www.kesiev.com/akihabara/ SIte da Akihabara, engine 2D para HTML 5
http://imasters.uol.com.br/artigo/17879/tecnologia/jogos_na_web_um_novo_horizonte_para_o_html5/ Uma lista de jogos feitos em HTML 5
https://github.com/bebraw/jswiki/wiki/Game-Engines Lista de game engines em Javascript
O Elemento Canvas
Em navegadores mais recentes há suporte para o elemento Canvas do HTML 5. Este elemento possibilita o desenho de imagens 2D e também animações. A principal característica do elemento Canvas é que sua manipulação é feita por Javascript.
Vantagens
As principais vantagens de se usar DHTML é que não há necessidade de plugins. O usuário não fica atrelado a versões de Flash, Java e, basta que o navegador possui suporte aos recursos de DHTML sendo usados que o usuário automaticamente poderá desfrutar do jogo, sem instalar nada
Outra vantagem é a curva de aprendizagem reduzida. O usuário que já tiver conhecimento de desenvolvimento Web apenas precisará se atualizar na tecnologia ao invés de aprender do zero uma coisa nova
A facilidade de programação também está presente, pois não há a necessidade de se adquirir programa extra para que se programe em DHTML5. Os requisitos são o navegador do usuário suportar a tecnologia. A exceção é que também se precisa de um ambiente para desenvolver o jogo, porém o navegador em conjunto com um editor de texto simples como o bloco de notas do Windows já é uma solução que possibilita desfrutar da programação em HTML 5, apesar de não ser a mais produtiva. Outra nota a se tomar, a qual vale para qualquer página Web é que se aconselha a testar a página em mais de um navegador para ver como o jogo se comporta.
Por último, a portabilidade de uma tecnologia padrão é muito melhor na maioria das vezes do que de tecnologias proprietárias
Desvantagens
O usuário precisa ter instalado versões recentes do navegador que este usa, pois o HTML5 é um padrão (não tão) novo que está sendo padronizado e aos poucos está se sedimentando.
O desempenho em relação a tecnologias proprietárias pode ser pior
Engines 2d para HTML5
Aves engine
Akihabara
Observações
Para jogos 3D em navegador livre de plugins veja WebGL
Links
http://html5games.net/ Jogos feitos em HTML 5
http://purplefloyd.wordpress.com/2009/09/11/a-platform-game-written-in-html5/ Um jogo de plataforma ao estilo mario feito em HTML 5
http://www.kesiev.com/akihabara/ SIte da Akihabara, engine 2D para HTML 5
http://imasters.uol.com.br/artigo/17879/tecnologia/jogos_na_web_um_novo_horizonte_para_o_html5/ Uma lista de jogos feitos em HTML 5
https://github.com/bebraw/jswiki/wiki/Game-Engines Lista de game engines em Javascript